Notícias
Praia Ponta Verde

Nordeste: a terra de oportunidades do mercado imobiliário.

22 de Julho de 2011

Composto por nove estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), o Nordeste brasileiro se destaca como um dos melhores destinos para o desenvolvimento de empreendimentos turísticos e imobiliários no mundo. A região atualmente possui mais de 51 milhões de habitantes e se torna uma região atraente não apenas para desfrutar os diversos pontos turísticos, mas também para investidores internacionais realizarem grandes negócios.

O que esperar do mercado imobiliário nordestino, que se apresenta tão promissor? O que busca o investidor internacional? Conversamos com o Corretor de Imóveis, assessor de tesouraria do Cofeci e Conselheiro do Creci-CE, Hamilton da Silva Cavalcante, que nos fala sobre o panorama atual do mercado imobiliário desta região.

O Nordeste é uma das regiões que mais atraem os investidores estrangeiros. Que tipo de imóvel este investidor busca?

Os investimentos hoteleiros e residenciais estão entre os preferidos pelos estrangeiros. O crescimento imobiliário no Nordeste brasileiro está atraindo inúmeros investimentos de construtoras estrangeiras, animadas com a aplicação de recursos na infra-estrutura para atrair turistas, parte disso se deve aos rendimentos potenciais de até 20% ao ano, que vêm atraindo suecos, americanos, ingleses, italianos e espanhóis para cidades como Natal, Fortaleza e Bahia.

O Nordeste é a única região brasileira que possui nove estados, o que lhe projeta como a terra das oportunidades para quem deseja investir e crescer.

Qual o principal desafio em cativar este público?

Manter o crescimento e a estabilidade econômica. Os economistas e especialistas apostam no desenvolvimento contínuo do Nordeste e avaliam que em 2011 o crescimento deve ficar na casa dos 7%. Com esse crescimento significativo e os investimentos em função do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e muitos investimentos do Governo Federal e Estadual em função da Copa de 2014 os investidores estrangeiros estarão vindo para o Nordeste em caravanas.

Em sua opinião, qual o estado desta região mais se destaca neste mercado atualmente? Que diferenciais apresenta?

O Ceará. A Capital cearense, Fortaleza, permanece como 9ª no ranking nacional e 2ª do Nordeste, atrás somente de Recife, que trocou de posição com Salvador, agora terceira cidade na região. Outro aspecto que contribui para o desempenho da Capital cearense é o custo de vida baixo, calculado em 22,4 - tendo como referência o de Nova York (igual a 100).

Hamilton Cavalcante
Fonte: Redimob

Lançamentos

Ed. Race

A Reycon escolheu a área que mais se valoriza em Maceió para preparar um lugar especial para sua família. Ed. Race. Um empreendimento completo, com varias opções de lazer e uma vista maravilhosa do mar. Na parte alta de Jacarecica, com ventilação privilegiada e a garantia da Reycon Empreendimentos Ltda. Um negócio seguro e com retorno certo. Um apartamento sob medida que cabe certinho nos seus sonhos e na sua vida. Tem gente que precisa de 2 quartos. Tem aqueles que precisam de 3. Suíte? Todo mundo quer, e um prédio confortável, com elevadores e bela recepção faz parte do sonho de pessoas como você? Então, acorde e realize já este desejo sob medida pra você.